XV de Piracicaba vence o Flamengo - Campeonato Brasileiro 1977

PARTIDA HISTÓRICA...


Após 30 anos longe de Piracicaba, o Flamengo voltou até a cidade para enfrentar o XV em jogo válido pela Segunda Fase do Campeonato Brasileiro de 1977. A última visita do rubro-negro carioca na cidade havia ocorrido em 10 de abril de 1947, quando enfrentaram o XV no amistoso de inauguração dos refletores do Estádio do alvinegro. Em tal oportunidade, o Flamengo derrotou o XV pelo placar de 4 x 2.

No entanto, em 1977 a situação foi diferente. Jogando debaixo de muita chuva na cidade de Piracicaba, o Flamengo não conseguiu furar a defesa do XV, liderada pelo goleiro Getúlio. A inesquecível partida ocorreu no dia 07 de dezembro de 197, quarta-feira.

A partida foi válida pelo Campeonato Brasileiro de 1977. O XV participou da divisão principal do campeonato nacional por meio de um convite realizado pelo Presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), Almirante Heleno Nunes, tendo em vista o excelente desempenho do XV no Campeonato Paulista de 1976.

O XV de Piracicaba terminou a competição na 22ª colocação, após chegar até a terceira fase do Campeonato, que terminou com título do São Paulo Futebol Clube.

A PARTIDA

O jogo entre as equipes teve a segunda melhor renda em jogos no Barão da Serra Negra no ano de 1977. Para um público total aproximado de 17.800 espectadores, a renda total foi de 580.350 cruzeiros. A partida poderia ter recebido público ainda maior, mas as fortes chuvas que atingiram a cidade de Piracicaba naquele dia afastaram muitos espectadores da partida.


FOTO: Imagem do ingresso da partida histórica entre XV e Flamengo (Rinaldo Tremocoldi).

A partida foi bastante disputada, com destaque para a defesa do alvinegro, que conseguiu segurar o ótimo ataque do Flamengo, formado na oportunidade por Osni, Claudio Adão e Luiz Paulo. A equipe carioca ainda contava com grandes jogadores como Paulo César Carpegiani e Adílio.


FOTO:  Paulo César Carpegiani recebe a flâmula do alvinegro entregue pelo inesquecível Rocha Netto, presidente de honra do nosso alvinegro.

O gol da vitória do alvinegro poderia ter ocorrido logo aos 21 minutos, quando Brito aproveitou rebote do goleiro Cantareli e mandou a bola pro gol, que bateu novamente no goleiro e entrou. No entanto, após grande confusão na área, o árbitro Rubens Maranhão mandou a jogada seguir, deixando de assinalar o primeiro gol do alvinegro.

Apesar do erro de arbitragem, a justiça foi feita apenas aos 45 minutos do segundo tempo, quando Nardela marcou para o alvinegro. Em mais um erro da arbitragem, na súmula constou equivocadamente o nome de Roberto como autor do gol.


FOTO: Lance de ataque do XV contra o gol do arqueiro Cantarelli.

A vitória do alvinegro foi fundamental para a classificação do alvinegro para a terceira fase do campeonato, já que o alvinegro de Piracicaba somou 5 pontos, ficando na frente da forte equipe do Cruzeiro, que somou o mesmo número de pontos.


FOTO: Nardela, o autor do gol da vitória do XV de Piracicaba.

FICHA DA PARTIDA

XV de Piracicaba 1 x 0 Flamengo

Data: 7 de dezembro de 1977.

Local: Estádio Barão da Serra Negra, Piracicaba/SP;

XV de Piracicaba - Getúlio; Volmir, Elói, Ivã e Almeida; Vadinho, Nardela e Perrela; Brito, Alcides e João Paulo (Roberto Cruz). Técnico: Dema.

Flamengo - Cantarelli; Toninho, Rondineli, Nelson e Júnior; Merica, Paulo César Carpegiani e Adílio; Osni (Ramires), Cláudio Adão e Luiz Paulo. Técnico: Jaime Valente.

Gol: Nardela (45m do 2º tempo).

Público:  17.302 pagantes;

Renda: Cr$ 580.350,00.

FOTOS E INFORMAÇÕES: "A História do XV - Parte II", Delphim F. Rocha Netto.

BLOG HISTÓRIAS DO XV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco/Quatro Rebaixamentos que o Flamengo não pagou

Flamengo pode ser rebaixado com o doping de Guerrero?!

Flamengo empata com o Botafogo e continua sendo o PIOR DO RIO no Campeonato Brasileiro