A mentira do Mundial de 81 do Flamengo

O dia 13 de Dezembro, é um dia especial na vida da FlaPress. Foi nesse dia que a FlaPress se empolgou pela primeira vez, além do normal. E não foi apenas uma vez não. A data é como se fosse o Natal antecipado de Galvão Bueno, Renato Maurício Prado, Roberto Marinho e Cia.

A Copa Européia Sulamericana. Para alguns, também chamada erroneamente de Copa Intercontinental. Sim, é errado achar que a Copa Toyota que o Flamengo venceu era a Copa Intercontinental. Vamos aos dados:

De 1960 até justamente 1980, foram 19 torneios chamados de Copa Intercontinental. Não erre nas contas, amigo. De 1960 à 1980, deveriam ter sido 21 torneios, claro, mas como já era um torneio muito desvalorizado, que não valia de nada, pois a FIFA não os reconhecia, muitos clubes campeões europeus passaram a vez aos vices. O Atlético de Madrid em 1974 foi um dos vices que acabaram campeões. Ou seja, o real campeão europeu não disputou e sim, o vice. Apenas os sulamericanos, de olho grande em migalhas, davam importância ao torneio.

A coisa já não andava bem e em 1975 os disputantes não jogaram pois não se acertaram com as datas: Bayern de Munique e Independiente e em 1978 novamente por falta de datas disponíveis, Boca Junior e Liverpool não disputaram a Copa Intercontinental. O Liverpool dava tanta importância à esse amistoso que nem sequer fez questão de jogar em 78.

Justamente quando tudo parecia que ia acabar, a Toyota passou a patrocinar o torneio. Mas o torneio em si, já tinha acabado. Não existia mais. Foi na última vez disputado em 1980. Até então, a Copa Intercontinental era disputada em 2 jogos. Um em cada país. Era mais justo. Como a Toyota resolveu patrocinar esses jogos amistosos, ela preferia que os jogos fossem todos no Japão, um local neutro, mas o mais próximo de sua cidade natal. Tirou todo o brilho da competição. Antes disputado próximo de seus torcedores, agora era jogado longe, com apenas uma única e injusta partida e não mais duas, apenas para vender carros da marca japonesa. Os carros eram o Toyota Corona. Claro que o retorno financeiro nesse único jogo anual, era tanto quanto o ano todo no campeonato japonês de futebol.

Mas havia um problema. O nome não poderia mais ser Intercontinental. Não era mais organizado pelas Conmebol e UEFA. A Toyota apenas usava os campeões dessas federações, para não ter que convidar os clubes. A partida era organizada sob os cuidados da Federação Japonesa de Futebol, como cita o site oficial da UEFA. (http://pt.uefa.com/uefa/aboutuefa/news/newsid=1587395.html)

Passou a se chamar Copa Europeia Sulamericana. Em inglês, o original European South American Cup. Ou simplesmente Copa Toyota. Um amistoso de todo o modo, nada mais. Vejam o que falava João Saldanha antes da final de 1976 entre Cruzeiro e Bayern:


Como podemos ver, Saldanha afirmava isso ANTES mesmo da Copa Intercontinetal se transformar em Copa Européia Sulamericana. Notem que ele não a chama de Copa Toyota, porque ela só passaria a se chamar assim, após a FIFA definitivamente desistir desses amistosos. E isso só aconteceria em 1981.

Vejam que "tais amistosos" citado por Saldanha, está entre aspas. Sabe porque? Porque se refere à uma citação da FIFA. Ela mesma chamava esses jogos de amistosos.

Voltando à Saldanha, notem também a data do Jornal do Brasil. 21/11/1976. Essa data é um dia antes do primeiro jogo entre Cruzeiro e Bayern. Vitória do Bayern por 2x0 na Alemanha. O segundo jogo foi em 21 de Dezembro no Mineirão e terminou 0x0. Bayern Campeão. Saldanha explicou que esse torneio era amistoso antes de saber quem seria o Campeão.

Mas isso era a Intercontinental. O que tem a ver a FlaPress com isso? Simples Em 13 de Dezembro de 1981, o Flamengo venceria de forma facilitada pelo goleiro Bruce Grobbelaar, o Liverpool, time da Inglaterra. Com essa vitória no Japão, Zico ganhou um Toyota Corona e uma taça de Campeão do Torneio amistoso mais importante da história da Gávea. Alías, mesmo sendo apenas um amistoso, esse é o mais importante dentre todos de lá.

Vejam o banner da chamada para o jogo entre Liverpool e Flamengo:

Se alguém aí estiver lendo em algum lugar "Mundial", "Interclubes" ou "FIFA", favor me mostrar, pois não consigo ler nada além de "EUROPEAN/SOUTH AMERICAN CUP".

Divulgue esse artigo 

Comentários

  1. Esse "Framengo" é a MAIOR MENTIRA DO FUTEBOL BRASILEIRO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sera que tem gente que não sabem inscrever ai..... manda um salve

      Excluir
    2. Deram títulos ao flamengo e tiraram rebaixamentos , mudaram-se até regras de campeonato para o rubro rosa nao ser rebaixado. Flamengo globo e pt tudo conto de fadas kkkkk.

      Excluir
  2. Mas teve algum outro jogo nesse "mundial"?

    ResponderExcluir
  3. https://m.youtube.com/watch?v=dCAnbWc1pNk

    ResponderExcluir
  4. como é que o flamengo é querido, tem até pessoas sem nada pra fazer cria uma porcaria de um blog só pra critica-lo. viva a democracia o flamengo é tão poderoso que tem até oposição, e vc tem que dar direito de respostas aos flamenguistas te garanto que o seu blog seria bem mais movimentado. saudações rubro negras a todos da oposição.

    ResponderExcluir
  5. Esse flamengo é uma piada mesmo, além da mentira do hexa brasileiro contra o sport ainda tem mais essa do Mundial.....kkkkkkkk!
    coitados.

    ResponderExcluir
  6. o flamengo é apadrinhado pela Rede globo,quantos jogos arranjados,alguém lembra contra o Atlético Mg na libertadores em que o juiz roubou o time do Atlético na cara dura expulsou um monte de jogadores prejudicando a partida

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo sabe que o Fla não é campeao mundial. Se for assim, até o Vasco tem um No mundial 53/57

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VASCO TAMBEM TEM TODO DIREITO DE TER AS DUAS ESTRELAS DOURADAS REFERENTES DOS INTERCONTINENTAIS [ MUNDIAIS ] DE 53/57 NO MANTO , PRES. EURICO E DIRIGENTES , ACORDA , RECONHECIMENTO JÁ .

      Excluir
  8. Sou flamenguista e admito que o Fla tem a rede globo a recorrer, mas, atualmente o futebol é o puro dinheiro. Infelizmente é a verdeda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco/Quatro Rebaixamentos que o Flamengo não pagou

Flamengo pode ser rebaixado com o doping de Guerrero?!

Flamengo empata com o Botafogo e continua sendo o PIOR DO RIO no Campeonato Brasileiro