Entrevista com Aqipossa

O BLOG QUE DESMASCARA A FLAPRESS!!!!

Abrindo nosso quadro de Entrevistas, nada melhor que começar a entrevistar um dos blogs que mais irritam os Flamenguistas (irritam mais eles do que esse aqui). Nosso entrevistado de hoje chama-se Mauro, o editor do blog Aqipossa.


Para quem não conhece, Aqipossa é um blog baseado em desmascarar a Flapress: termo usado para definir manipulações da imprensa esportiva (principalmente a Globo) em favor do Flamengo, manipulando dentro e fora de campo. Muitas das postagens que publico na Fanpage do Blog são matérias exclusivas do blog Aqipossa. Hoje todos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais esse projeto.

Vamos a entrevista então.

1-Defina em detalhes o que é o Aqipossa.
R: O Aqipossa é um movimento na Internet que tem a proposta de mostrar ao torcedor, sobretudo o comum, ou seja, aquele que apenas torce pelo seu time sem se dedicar a conhecer aprofundadamente sobre o time, que o que a mídia mostra é tendencioso à favor de um time só e contrário a todos outros. Chamamos a atenção para esse torcedor, pois ele é levado a crer que seu time é menos do que é de verdade.

Entendemos que é imprescindível que seja mostrado que o time adversário do Flamengo, seja qual dos três for, e eventualmente outros fora do Rio de Janeiro, é sempre atacado e que suas qualidades diminuídas, escondidas e até negadas, o que não acontece com o rubro negro. Basicamente mostramos, com matérias comparativas e evidenciais, que as matérias jornalísticas da Imprensa tem a intenção de aumentar as qualidades e melhorar a imagem do Flamengo, inversamente ao que fazem com Vasco, Fluminense e Botafogo e chamamos a atenção para o fato de que o torcedor comum, quando se depara com notícias favoráveis do Flamengo e negativas do seu time, vai entender, achar, acreditar, ou o que for, que o Flamengo é sempre o melhor time e isso se deve ao fato de estarem sendo enganados sem saber.

O Aqipossa para deixar bem mais evidente que as informações da Imprensa são diferentes da realidade, faz alertas e análises sobre diversas situações que comprovam a mentira ou a supressão da verdade. Evidenciamos as técnicas que a Imprensa usa para enganar e iludir o leitor. Afirmamos dessa forma que esse tipo de Imprensa, que defende e protege o Flamengo, seja por conivência, preferência ou necessidade, tem um nome: FlaPress.

2-Como surgiu a ideia de criar o Aqipossa?
R: O Aqipossa vem de antes do blog surgir. Era feito por e-mail. Começamos com um informativo sobre uma competição criada no Cartola.com, que todos conhecem. Ao criarmos uma Liga nessa plataforma do Globo Esporte, a intenção era se divertir, já que cinco dos seis inscritos era do mesmo local de trabalho. Um vascaíno, um botafoguense e um tricolor. Os outros três era flamenguistas. Começamos enviando e-mails com a classificação de cada rodada na Liga e algumas gozações entre todos. Com o crescimento da arrogância rubro negra na Liga, o Aqipossa ganhou outra forma, que precede a de hoje em dia. As gozações seguiam acompanhadas de notícias que não agradavam aos flamenguistas. Eram as verdades que começávamos a mostrar.

Com o crescimento da Liga, com mais participantes, o Aqipossa passou a ficar mais sério. Os e-mail eram enviados a todos os mais de 50 inscritos com um documento em PDF, que chamamos de Edição. Com média de 8 páginas no início, chegamos a 18 páginas quando decidi que era hora de criar tudo isso em um blog. Antes da criação do Blog, haviam sido feitas 111 edições.

Ao se tornar um blog, o alcance passou a ser maior que os inscritos na Liga do Cartola e hoje já passamos das 2200 postagens e mais de um milhão de páginas lidas online.

Blog AntiFlamenguista: quando comecei a criar este blog, pensei primeiramente a buscar apenas sobre derrotas do Flamengo, e acabei encontrando o Aqipossa, o que me ajudou bastante em muitas pesquisas. Como parte da parceria, muitas matérias do Aqipossa estão colocadas aqui. Sempre visito o Aqipossa ou as redes sociais (principalmente S.T.A.F) buscando alguma notícia ou histórico.

3-Você teve alguma inspiração em algum site ou coisa do tipo para iniciar o Aqipossa?
R: Não. Absolutamente, não. Todas as informações que o Aqipossa mostra não são baseadas em o que se lê, vê ou ouve, aqui ou ali. Não faria sentido ter como base ou inspiração um outro site. Fazemos análises, estudos e comparações entre o que a mídia mostra e o que ela esconde. E isso fazemos buscando a história do clube. Além do mais, desconhecemos um site ou blog, principalmente antes do Aqipossa, que fizesse o que fazemos. Que existem outras páginas online que falam do Flamengo como gozação, e até mesmo raiva, nos sabemos, mas sobre a Imprensa flamenguista, não. Somos únicos até o momento nesse sentido, se falarmos exclusivamente em Imprensa.

4-O que você conseguiu aprender nesses anos com o blog?
R: O que eu realmente vi nesses sete anos de Aqipossa, dos quais seis são Blog, é que tocamos em um ponto que os torcedores achavam que existia, mas não sabiam explicar nem mesmo para eles próprios. O Aqipossa começou a mostrar com uma linguagem mais apropriada, aquilo que todo mundo via, mas não entendia. E o mais importante é que muitos torcedores que passaram a enxergar a FlaPress de uma maneira melhor, não se sentiam mais solitários, pois encontravam no Aqipossa, muitas de suas dúvidas esclarecidas. O Aqipossa fez fazer sentido no que às vezes, esses torcedores tinham medo de comentar com outros, pois podiam pensar que ele estava justamente com “inveja”, “recalque” ou inventando a famosa “teoria de conspiração”, três defesas que a FlaPress montou para os flamenguistas.

A MANOBRA DA PORTUGUESA EM LIVRAR O FLAMENGO É DESTAQUE NO BLOG.

5-Qual foi a matéria que trouxe mais repercussão no Aqipossa?
R: Essa é mais fácil de responder, até porque, quando foi publicada, alcançou no terceiro dia, mais de 50.000 visualizações. O Aqipossa tinha até então, uma média diária de 220 acessos. A matéria foi a segunda das inúmeras que fizemos sobre o rebaixamento do Flamengo em 2013 no Brasileirão, que foi evitado pela armação com a Portuguesa. A matéria foi A manobra do Flamengo para se livrar do rebaixamento em 2013 e os motivos da Portuguesa, publicada em 16 de Dezembro, à noite. A sequência de acessos nos dias que se seguiram falam por si só:

Em 17/12/13 foram 19.484 visualizações. Em 18/12/13 foram incríveis 50.028! Em 19/12/13 22.003 e em 20/12/13 chegou a 11.098.

O Aqipossa foi referência em outros blogs e sites que deram informações baseadas nesta matéria, alguns citavam o Aqipossa como fonte, outros, não, mas o que importa é que a informação foi passada. Além disso, muitos compartilharam no Facebook e repassaram pelo Twitter.

Blog AntiFlamenguista: Uau! 50.000 visualizações só nesta postagem?! Até os dias de hoje, o blog conseguiu no máximo 15.000 em um único dia

6-Você já recebeu alguma ameaça ou "processos" dos mulambos? Ou alguma coisa mais séria? Conte-nos.
R: Processos, não. De ninguém. Mas ameaças, sim, claro. Os comentários no blog recebiam várias ameaças de muitos flamenguistas, covardes e frouxos, que se escondiam no anonimato dos comentários. Pelo Twitter também acontecem, mas poucas vezes, e pelo Facebook ocorreram algumas. Mas nenhuma que valesse a pena se preocupar.

Houve uma vez que um flamenguista deixou um comentário dizendo que conhecia alguém no jurídico do Flamengo e que já havia encaminhado o blog do Aqipossa “a quem de direito” lá na Gávea. Outro pelo Facebook se disse “macho” o suficiente para deixar telefone, endereço, e-mail e tudo. Me ameaçava nem lembro mais de que, porém, deixou mesmo tudo em mensagem pelo Facebook. Acontece que em uma simples busca pelo Google, o nome, telefone e endereço fora copiado exatamente como deixado por ele. Era um desembargador do Rio de Janeiro. Provavelmente, o mulambo queria que o Aqipossa tomasse alguma atitude e enviasse algum e-mail bem malcriado para ele, ou até telefonasse, sei lá. Se isso ocorresse, seria um problemão realmente, mas o Aqipossa não dá conversa à flamenguista, muito menos perderia tempo discutindo por e-mail ou telefone.

Mas o mais cômico de todos foi um logo no início do Aqipossa, de um flamenguista revoltado, que por comentário no blog, nos chamou de “filho de um cabrunco” e disse: “Te dou um dia pra excluir esse blog”.

Blog AntiFlamenguista: eu já recebi na fanpage do blog comentário de mulambo me ameaçando depois que bani ele da página. Ele criou/usou contas Fake para mandar mensagens pra mim dizendo que ia me procurar, e que denunciaria a página por "discurso de ódio"... Existe, porém, Flamenguistas que visitam o blog e até me ajudam com informações, como o caso que eu falo da vitória do Bonsucesso que tirou o Flamengo do Carioca - o Flamenguista conhecia pessoalmente um dos carrascos do Fla na ocasião, e me ajudou muito.

7-Pode nos contar uma história inusitada que já aconteceu nos bastidores do blog aqipossa?
R: Essa é difícil. Creio que não houve nada nesse sentido. Não lembro. Mas creio que uma boa resposta para essa pergunta é a quantidade de visitas que recebemos de flamenguistas. São tantos que surgiu a ideia de usar esses comentários para dar exemplos da estupidez dessa gente. Foi assim que criei o “Bastava um Neurônio”. Há algum tempo removi a opção de comentários do blog e creio que isso foi a gota d’água para eles. Que adianta lerem o Aqipossa se não podem “falar poucas e boas” nos comentários?

Blog AntiFlamenguista: a maioria dos comentários que recebo também são de mulambos. Neste blog, todos os comentários são filtrados por aprovação, e a maioria deles nem são aprovados. Engraçado que recebo comentários dos mesmos mulambos me desafiando a publicá-los... Não sei o que esse pessoal tem na cabeça...

8-Qual o time que você torce?
R: Isso é um segredo, mas não tão guardado. Quem fuçar na Internet vai descobrir, embora não seja fácil. Mas o interessante nesse sentido é que todos os três torcedores alvos do Aqipossa, pensam que sou torcedor do time deles. O Flamenguista é um caso à parte. Dependendo da matéria escrita, ou da raiva que ele tenha de um determinado time, (mais um que de outro) ele pensa que sou torcedor desse tal time que ele tenha “problemas”. Parece que o Aqipossa combina com qualquer um dos três times. Mas na verdade, se for declarado o nosso time de preferência, isso seria usado para dizer que o Aqipossa não passa de um blog de torcedor do time X que tem raiva do Flamengo. Deixando como está, o Aqipossa é visto como realmente é, ou seja, um blog anti imprensa.

Blog AntiFlamenguista: eu creio que você é Torcedor do Vasco. Tenho minhas razões para pensar dessa maneira, mas NÃO VOU REVELAR aqui (risos).

9-Na sua opinião, qual foi o episódio mais escandaloso que a Flapress/Flamengo já cometeu?
R: Com certeza é o abafa do rebaixamento de 2013. Foi recente, foi premeditado, combinado e mal executado. Digo isso porque qualquer torcedor que resolva usar apenas 1% de seu cérebro, encontra o Flamengo como principal beneficiado pela atitude criminosa da Portuguesa. No momento em que a Imprensa, sabendo do erro do André Santos, se negou a contar isso e noticiou surpresa que o Flamengo havia errado e perderia pontos no STJD, o fato de ter dado a notícia da irregularidade da Portuguesa antes do erro do Flamengo, para poder dizer que o Fluminense estava salvo pela Lusa, quando foi o Flamengo quem salvou o Fluminense e a Portuguesa salvou o Flamengo, ela assinou embaixo a sua participação na trama Flamenguesa.

10-No novo modelo do Aqipossa, você retirou a opção de comentários. Qual foi o motivo de tirar os comentários no site?
R: Única e exclusivamente a falta de tempo. Após o caso Flamenguesa de 2013, a média de visitas diárias aumentou muito e isso refletiu também na quantidade de comentários. Para não deixar de responder ninguém, preferimos não receber comentários. Eu não vivo de blog. A vida particular e profissional requerem no momento, muita atenção, bem mais que antes. A mudança no layout do blog foi o ponto escolhido para essa mudança. Mas os comentários só estão desativados, não foram excluídos. Quando o momento for propício, voltaremos com os comentários. Mas não foram os leitores habituais que sofreram com esta mudança. Foram os flamenguistas. Os torcedores inteligentes participam do Facebook em um Grupo próprio e lá deixam seus comentários e tiram dúvidas. Lá os flamenguistas não entram. Não tem acesso. E o fato de não poderem “falar” com o Aqipossa os deixaram desconfortáveis, pois é o mesmo que estarem mudos. Mas eles pensam que tiramos os comentários por causa deles. Imbecis...

Final da Entrevista

Aqipossa: Primeiro, agradeço ao Blog AntiFlamenguista pelo espaço nesta entrevista. Devo dizer que há uma nova mentalidade entre os torcedores. Uma não aceitação da Imprensa que comanda o Futebol de hoje. Ser anti-Flamengo, anti-flamenguista ou anti-FlaPress, faz parte dessa nova mentalidade. Tudo isso junto tem o objetivo de dizer “não nos engane, não nos empurre o Flamengo, porque não somos idiotas”. E a melhor maneira de expor essa nova mentalidade, essa nova realidade da torcida, é a divulgação. A FlaPress é desleal. A arma que nós temos é a divulgação. Tanto o anti-flamenguista, quanto o anti-Flamengo, tem a FlaPress presente dentro dele, pois o flamenguista nada mais é que o enganado que acredita num Flamengo que só existe por causa da FlaPress. Sem ela, não haveria necessidade dos antis, pois o clube seria a bosta que sempre foi e irrelevante para o Futebol.

O Aqipossa (A Quem Interessar Possa) está presente na Internet da seguinte forma:

Comentários

  1. Mais óbvio e esclarecedor que isso impossível, tipo de corrupção como essa sempre houve, o problema é a impunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco/Quatro Rebaixamentos que o Flamengo não pagou

Flamengo pode ser rebaixado com o doping de Guerrero?!

Flamengo empata com o Botafogo e continua sendo o PIOR DO RIO no Campeonato Brasileiro